sábado, 27 de outubro de 2012

O amor

Paulo Alves

O amor é controverso
Porém é o sentimento mais lindo do universo
Pode haver com alegria
Mas também com tristeza sombria
Quando nos apaixonamos
Num novo mundo nos encontramos
Pois entramos em um planeta de flores
Ou numa solidão de dores
Quando vivemos momentos de alegria
Nos iludimos mais a cada dia
só pensamos em quem amamos
e nem com nos mesmo nos preocupamos
mas tambem ha a decepção
que machuca o coração
amamos e não somos amados
no final acabamos decepcionados
Por mais que seja grande a alegria
Ou forte a dor
Devemos lutar pelo amor
É algo mágico e fantasioso
E acima de tudo
Muito prazeroso.

sábado, 13 de outubro de 2012

Resenha: A metamorfose de Kafka


Olívia de Moura Cordeiro
1° ano EM


Os pais se afastam talvez por nojo da nova aparência do filho ou por não saber lidar com essa situação totalmente nova e quem fica encarregada de dar comida e água.
No segundo capítulo, o autor fala sobre os cuidados da irmã com Gregor que cada vez mais tinha seu comportamento parecido com de um animal, já que não gostava mais de alimentos normais e sim de estragados.
A dedicação de Grete era tanta que todos os dias limpava o quarto do irmão e mesmo sem poder se comunicar ela o entendia e realizava seus desejos (alguns deles). Gregor tinha como prática passar o dia ouvindo as conversas pela porta, com o objetivo de mesmo longe, não perder o laço que tinha com a família, porém, depois de um tempo, ele só quer saber de subir pelas paredes e deixa de lado a sua família e os acontecimentos atuais.
Completamente afastado dos pais, quem falava sobre dele para os pais era Grete. Sua mãe não tinha coragem de olhar seu filho naquele estado por isso o pai de Gregor proibiu-a de visitá-lo no quarto, pois a senhora Samsa sofria de desmaios e insuficiência de ar, por pensar na situação do filho. O final do capitulo tem como uma das melhores cenas do livro, onde sua mãe e irmã resolvem tirar os móveis do quarto, porém, Gregor que agora tem praticamente todos os hábitos de um animal, percebe que as coisas de sua vida humana ainda têm valor para ele, e assim em uma tentativa mal sucedida de se comunicar com sua mãe e irmã, sofre um ataque de seu pai, que o acerta com uma maçã e marca fica no seu corpo. Talvez essa última parte tenha o significado de que sempre vai ficar marcado, machucado quando alguém que você gosta te machucar.
No terceiro capítulo, um detalhe que chama atenção é que os únicos a possuir nomes são Gregor e Grete, sua irmã. Também nesse capitulo, três burgueses se hospedam na casa do senhor Samsa e por um pequeno acidente eles três acabam vendo Gregor e depois desse acontecimento, sua irmã pronuncia a frase: “Temos que nos livrar dele (Gregor)” , ele é trancado novamente no quarto e no dia seguinte já está morto.
Kafka escreve a obra pensando em talvez passar uma mensagem de harmonia entre a família, como é notado no inicio da obra, com a preocupação de Gregor com a família, e depois de certo tempo fica a mensagem da solidão dele no quarto escuro, sem saber o que está acontecendo no mundo “real”, seria até certo ponto psicologicamente dizendo uma referência a pessoas alienadas de tudo, que sempre ficam no quarto escuro e acabam não sabendo o que está acontecendo ao seu redor e se preocupa somente em satisfazer suas vontades e necessidades.
Outro ponto interessante a ser citado é quando ele passa a ser um peso pra família, muitas vezes vemos esta situação no dia a dia com pessoa que tem alguma dificuldade física ou psicológica, onde os familiares os veem como um peso a mais, só que um peso que não podem se livrar.
A obra logo no inicio é algo fadigo, entediante, que com o desenrolar da história, começa a chamar a atenção para as situações de Gregor e cada vez mais por ele deixa de ser totalmente humano e se tornar um animal, mas especificamente um inseto.
     Concluímos que a obra de Franz Kafka faz o leitor indagar-se sobre como é possível um homem sofrer metamorfose e principalmente, faz com que ele fique intrigado, na esperança de que Gregor volte ao normal. A Metamorfose é cheia de detalhes e contada pelo próprio personagem principal, o que nos passa exatamente o que ele esta sentindo e assim, ocorrendo uma aproximação maior do leitor com a obra.

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

As 10 cartas de amor mais famosas da História

O Dia dos Namorados ou Valentine´s Day nos EUA é comemorado no dia 14 de fevereiro. Nessa data, o jornal inglês The Guardian fez uma seleção das 10 melhores cartas de amor da história. Duas delas são particularmente famosas: a do escritor Oscar Wilde, cuja paixão pelo Lorde Alfred Douglas causou sua ruína pública e prisão.

A minha carta preferida é a do rei Henrique VIII para Ana Bolena, nobre francesa. O amor dos dois causou a criação da Igreja Anglicana. O rei já era casado com a espanhola Catarina de Aragão e ao saber que o papa não anularia seu casamento, rompeu com a Igreja Católica.

Na carta, escrita no rodapé do Livro das Horas (foto), o rei escreve para a sua amada na página que mostra um homem em sofrimento. Henrique pede para que a sua amante o não esqueça em suas orações e se mostra apaixonado.

(texto adaptado do blog Vi na Internet -- http://br.noticias.yahoo.com/blogs/vi-na-internet)
1 - Henry VIII (1491-1547) Love note in Anne Boleyn’s Book of Hours, c1528

2 - Margery Brews (? - 1495) To John Paston III, February 1477

3 - Elizabeth Barrett Browning (1806-61) Sonnet 43 from Sonnets From the Portuguese, c1846
4 - Charlotte Brontë (1816-55) To Professor Constantin Héger, 18 November 1844

5 - Gordon Bottomley (1874-1948) To Emily Burton, 17 October 1899
6 - Mervyn Peake (1911-68) To his wife, Maeve Gilmore, early 1940s

7 - Oscar Wilde (1854-1900) To Lord Alfred Douglas, “De Profundis”, January 1897

8 - Rupert Brooke (1887-1915) To Cathleen Nesbitt, 1913

9 - Sir Ralph Richardson (1902-83) To his wife, Meriel Forbes, undated
10 - Sir John Fenwick (c1645-97) To his wife, Mary, January 1697

quinta-feira, 2 de agosto de 2012


Olá, amigos do 1° ESCALÃO!! Passando aqui só pra dizer que não vejo a hora de voltarmos pra nossas, digamos, calientes aulas! Sério, temos muito a fazer no segundo semestre: o jornal tem que sair, o nosso blog tem que inchar e o TALENTOS NOTÁVEIS tem que ser o MELHOR DE TODOS OS TEMPOS! Mas antes preciso saber se fizeram o dever de férias. Bom, pra quem é bom de memória, tivemos como meta a leitura de A METAMORFOSE, de Franz Kafka. Como foi? Espero que além deste título, a turma tenha lido outros... De qualquer forma, a leitura será sempre nossa prioridade, porque como podemos PRODUZIR textos se não os conhecemos a fundo, se não lemos o que nos foi deixado pelos mestres no assunto.Portanto, quero desejar a todos FELIZ VOLTA ÀS AULAS e que possamos avançar no curso com mais dedicação, visualizando o PLENO SUCESSO no ENSINO MÉDIO!! Vamos lá!

sexta-feira, 9 de março de 2012



PROPOSTA: Enviar uma carta para desejar ao professor um bom carnaval.

Santana do Acaraú, 20 de fevereiro de 2012

Oi, querido professor Arlindo.
É com um imenso prazer que venho lhe desejar um feliz carnaval, que neste ano o mesmo possa ser muito proveitoso. O senhor é uma excelente pessoa e merece passar um carnaval em paz e com muita curtição, caso não tenha uma local previsto para curtir, lhe convido para visitar minha cidade e apreciar os belíssimos desfiles de blocos com direito depois a feijoadas e mela-mela e por fim se fazer presente na festa que conta com a participação de bandas em ritmos carnavalescos.
Em fim, espero que em poucas palavras eu tenha conseguido lhe repassar aminha intensão, de contribuir para um carnaval diferente e bem melhor para o senhor repleto de felicidades e muita folia!

Um enorme abraço de seu aluno Jorge Igor

Antônio Jorge Igor do Nascimento
1º Ano
Colégio Santanense